Dia Mundial da Limpeza

8° EDIÇÃO - DIA MUNDIAL DA LIMPEZA - 20 DE SETEMBRO | AÇÃO GLOBAL (+ de 211 PAÍSES E REGIÕES)

Junte-se ao Dia Mundial da Limpeza em 20 de setembro de 2025!

O Dia Mundial da Limpeza une milhões de voluntários, governos e organizações em mais de 211 países e regiões todos os anos para enfrentar o problema global do lixo e construir um mundo novo e sustentável. Vamos unir nossas forças novamente por um mundo sem desperdício!

O DIA MUNDIAL DA LIMPEZA É UM EVENTO OFICIAL NO CALENDÁRIO DA ONU!

O DML é o maior movimento cívico e desde 2018 já uniu, ao todo, 211 países e territórios, 114 milhões de voluntários e alcançou a marca de 708,289 toneladas de resíduos coletados! O Brasil é país com participação confirmada desde a primeira edição!


- 211 PAÍSES E TERRITÓRIOS

- 114 MILHÕES DE VOLUNTÁRIOS JÁ PARTICIPANTES

- 708,289k TONELADAS DE RESÍDUOS JÁ RETIRADOS DO AMBIENTE

- 1 DIA PARA LIMPAR O PLANETA


O QUE É O DIA MUNDIAL DA LIMPEZA?

NOSSA HISTÓRIA

Um objetivo que atravessa fronteiras e desafia as diferenças religiosas e culturais. O Dia Mundial da Limpeza é um dos maiores movimentos cívicos do nosso tempo, unindo 191 países em todo o mundo por um planeta mais limpo. Nesse dia, voluntários e parceiros em todo o mundo se reunirão novamente, apesar dos requisitos especiais e muitas restrições do Covid-19 nos últimos anos, para livrar nosso planeta do lixo – limpando o resíduos mal administrados de nossas praias, rios, florestas e ruas.

O Dia Mundial da Limpeza em 15 de setembro de 2018 uniu mais de 17,6 milhões de pessoas em 157 países.
O Dia Mundial da Limpeza em 21 de setembro de 2019 uniu mais de 21,2 milhões de pessoas em 180 países.
O Dia Mundial da Limpeza em 19 de setembro de 2020 uniu mais de 11 milhões de pessoas em 166 países.
O Dia Mundial da Limpeza em 19 de setembro de 2021 uniu mais de 8,5 milhões de pessoas em 191 países.
O Dia Mundial da Limpeza em 17 de setembro de 2022 uniu mais de 14,9 milhões de pessoas em 190 países.
O Dia Mundial da Limpeza em 16 de setembro de 2023 uniu mais de 19,1 milhões de pessoas em 198 países.
O Dia Mundial da Limpeza em 20 de setembro de 2024 uniu mais de 23 milhões de pessoas em 191 países.
Desde 2018, o Dia Mundial da Limpeza reuniu milhões de pessoas para o maior dia de coleta de lixo da história da humanidade. Em 2018, 17,6 milhões e em 2019, 21,2 milhões de heróis ambientais se juntaram a uma épica onda verde de 36 horas de limpezas em todo o mundo – começando na Nova Zelândia e viajando pelo mundo antes de terminar no Havaí.

O Dia Mundial da Limpeza aproveita o poder das pessoas ao redor do mundo para alcançar coisas incríveis unindo-se. Sua beleza está na cooperação e colaboração: construindo pontes entre comunidades díspares e incluindo todos os níveis da sociedade – dos cidadãos às empresas, ao governo.

Todos esses heróis ambientais surgiram apesar dos desafios de 2020 e 2021.

 

O humilde começo

‍Essa ideia que mudou o mundo começou na Estônia, um pequeno país do norte da Europa, em 2008. 50.000 pessoas se uniram para limpar todo o país em apenas cinco horas. Naquele dia, um movimento cívico global de baixo para cima nasceu e se espalhou como um incêndio em todo o mundo. Isso capturou a imaginação de pessoas em todo o mundo, que foram inspiradas a seguir o exemplo com a mesma fórmula ambiciosa de “um país, um dia”.

 

A ideia simples se transformou em um movimento global com milhões de voluntários e líderes carismáticos. O simples ato de limpar tornou-se uma força que une pessoas e grupos que de outra forma nunca sonhariam em trabalhar para o mesmo objetivo. Sociedade civil, governos e corporações globais, mulheres na Arábia Saudita, pessoas desafiando a guerra no Iêmen e na Síria, muçulmanos, judeus, hindus e cristãos, homens e mulheres, crianças.

 

Por quê?

‍Quase todos os humanos neste planeta têm um lugar que chamam de Lar. Seja uma mansão, uma rua, uma cabana ou um apartamento em uma metrópole. Depois, há as cidades, países e regiões que chamamos de lar. E o planeta que chamamos de lar. Quando 50.000 estonianos limparam sua casa em 5 horas, o mundo ficou sabendo. A simplicidade da ideia e a atitude “vamos fazer” decolaram e o resto, como dizem, é história. Qualquer um pode recolher o lixo. Em 2018, um homem de 101 anos se ofereceu para limpar em Curaçao. Na Estônia, um grupo de mães carregando seus bebês saiu para limpar. Na Escócia, uma associação de cães saiu com os cães. Mas o Dia Mundial da Limpeza tornou-se muito mais do que o simples ato de recolher o lixo. Creches, escolas, empresas, funcionários do governo – os velhos, os jovens, os ricos, os pobres, os capazes e os menos capazes – todos contribuíram. Porque eles podiam. Porque eles queriam se envolver em tornar sua casa um lugar melhor. Porque eles tiveram a oportunidade de ajudar. Porque eles pertencem a uma comunidade.

 

Como?

Let’s Do It World (LDIW) é uma organização global que reúne mais de 160 países. O Dia Mundial da Limpeza é o maior evento organizado pela LDIW. Cada país tem um líder ou um grupo de líderes, que trabalham dia e noite, muitas vezes como voluntários, para mobilizar as pessoas em seus países para o Dia Mundial da Limpeza. Líderes vêm de todas as esferas da vida – fortes e enfraquecidos desafiando as fronteiras sociais, ambientalistas lutando por um amanhã melhor, organizações unindo cidadãos preocupados. Cada país é afetado pelos resíduos mal administrados de maneiras diferentes. Em alguns, os resíduos são uma questão gerenciada pelo governo; em alguns, o lixo é algo que cerca a maioria da população; em outros, o lixo e a reciclagem geram milhares de empregos; em alguns, os resíduos mal administrados não são um problema tão grande e, em alguns países, os resíduos mal administrados são uma questão de vida ou morte. Cada país aborda as questões relacionadas aos resíduos que são mais urgentes para eles. A LDIW fornece orientação, aconselhamento e habilidades de liderança para qualquer pessoa disposta a dedicar tempo à causa. As pessoas incríveis que lideram esses 180 países são nada menos que heróis do nosso tempo.

Let's Do It World é um parceiro credenciado do PNUMA e da UNEA.

Últimos Eventos desta Campanha